Como desentupir pia: dicas infalíveis

desentupir-pia-78753354.jpgFUSE/THINKSTOCK

Na hora de lavar a louça, é muito comum que alguns resíduos de comida acabem descendo pelo ralo, e cheguem até o encanamento. Por isso, é imprescindível o uso de ralinhos com tela, para evitar que a sujeira desça por água abaixo, comprometendo a tubulação e aumentando as chances de vazamentos e outros problemas ligados aos canos.

 

Pia da cozinha

desentupir-pia-73271418.jpgDGITAL VISION/THINKSTOCK

As pias de cozinha, geralmente, contam com a presença de um reservatório de gordura, que acumula toda a sujeira, evitando o entupimento dos canos. No entanto, essa peça precisa ser esvaziada e higienizada a cada seis meses, para proteger o sistema e evitar futuros imprevistos.

Uma pia entupida é sinal de complicações mais profundas na tubulação, que podem causar o rompimento de canos e verdadeiras inundações na casa. Para se prevenir, use o ralo com tela protetora e , a cada quinze dias, despeje pelo ralo uma solução de bicarbonato de sódio e água morna. Se a pia estiver muito obstruída e a vazão da água for afetada, derrame água quente e soda caustica até que o problema seja resolvido.

Pia de banheiro

Quando penteamos o cabelo perto da pia, dezenas de fios acabam se soltando do couro cabeludo e indo parar direto na cuba. O acúmulo de cabelos dentro da tubulação pode causar problemas bastante sérios, já que a estrutura capilar, composta de queratina, não se dissolve tão facilmente, como a gordura e os restos de alimento. Caso a pia do banheiro fique entupida, será necessário desconectar o sifão da cuba para retirar os resíduos. Use balde e luvas, para evitar o contato com a sujeira. Se preferir, contrate um profissional especializado.

Como prevenir

Para evitar o problema, coloque uma toalha dentro da cuba da pia antes de pentear as madeixas. Dessa forma, os fios não correm o risco de descer pelo ralo e causar uma grande dor de cabeça ao proprietário da casa.

Receita caseira para desentupir pia

desentupir-pia-173263757.jpgISTOCKPHOTO/THINKSTOCK

Confira uma receita infalível para desentupir a pia e, de quebra, deixá-la cheirosa e higienizada.

Ingredientes

  • 1 litro de água quente
  • ½ copo de bicarbonato de sódio
  • 1 copo de vinagre branco de álcool
  • Suco de 1 limão

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes e despeje, lentamente, pelo ralo. Fique sem usar a pia por algumas horas e depois retome as atividades normais.

 

fonte:http://www.lartotal.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 − oito =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>